A luta contra o Cybersquatting Classé dans nome de domínio
O cybersquatting pode causas problemas importantes para empresas e particulares. Essa prática consiste em registrar um domínio correspondendo a uma marca ou um outro domínio e tem efeitos negativos na notoriedade e visitas dos verdadeiros titulares do domínio. Existem diversas maneiras de se proteger.
A ação preventiva
Trata-se de optar por uma estratégia preventiva e registrar seu domínio em várias extensões. Isso evita que um terceiro registre um domínio idêntico em uma extensão deixada livre utilizando-o para trazer visitas para o seu próprio site e colocar conteúdo que possa atingir negativamente a sua empresa.
É importante registrar seu domínio em ortografias diferentes para evitar o typosquatting . O typosquatting é uma prática de desvio de visitas baseados em erros ortográficos ou de digitação. Assim o titular do domínio nomededominio.com.br tem todo o interesse de também registrar nomdedominio.com.br mas também nomddominio.com.br.
O recurso amigável
Se o domínio já tiver sido registrado pela marca, o titular da marca pode realizar um recurso amigável diante de especialistas em direito de marcas e de domínios. Os procedimentos de UDRP (.COM, .NET , .ORG...) e Syreli (.FR) fazem parte dessas vias de recurso. Eles permitem aos titulares de uma marca contestar o uso de um domínio que prejudique seus direitos. Trata-se de uma solução vantajosa pois é mais rápida (em média 60 dias) e não muito cara.
Se o procedimento der razão ao titular da marca, então ele pode pedir anulação do registro ou transferência do domínio. A transferência é a solução que a ser privilegiada. Ela permite que o titular da marca torne-se o proprietário do domínio litigioso e evita que outro pessoa tente registrá-lo.
Se você tem dúvidas sorbe as ações corretas para se proteger contra o cyber-squatting ou o typo-squatting, contate nosso atendimento ao cliente pelo número 05140423563 de segunda à sexta-feira de 8h00 à 20h00 e no sábado de 8h00 à 12h00.
Buscar um domínio para registrar
Escrito pela equipe do Rapidominio.com.br